segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Kiera Cass fala à MTV sobre seus livros favoritos de 2012





MTV: Pegamos alguns dos nossos autores “teen” favoritos, que estão na enquete de “Melhor livro para adolescents de 2012”, para falar dos livros que mais gostaram em 2012. A próxima é Kiera Cass, autora de “A Seleção”, e do próximo que virá em Abril de 2013, “A Elite.

Kiera Cass:
Acho que não é nenhum segredo que tivemos alguns livros para adolescentes ótimos esse ano. Desde mais calmos àqueles de partir corações ou adoráveis e cheios de garotas com vestidos fofos competindo por um príncipe *tosse*, nós vimos tudo isso. Mas eu gostaria de um espaço para mencionar alguns dos livros menos conhecidos desse ano. Livros que talvez você não tenha ouvido falar muito, mas deveriam. Esses autores levaram a contagem de histórias a caminhos totalmente inesperados, e até mesmo “refrescantes”, justamente por que são diferentes.
Primeiro tem “Chopsticks”, por Jessica Anthony e Rodrigo Corral. Se você está procurando por um livro que te prenda em menos de uma hora e te deixe assim por semanas, não procure mais. Contado a partir de uma série de fotografias, listas de músicas, vídeos no Youtube e coisas do gênero, você passa a conhecer a história de amor de Glory e Frank, do jeito que você lembra da sua própria: a partir desses pequenos momentos que a fazem ser como é. É estranho e de uma forma, bonito. Assim como nós, sabe?
O próximo é “Por que nós terminanos”, escrito por Daniel Handler e ilustrado por Maira Kalman. Agora, nao vou mentir. Esse livro me irritou até o fim. Eu gusto de pensar que esse livro deveria se chamar “Por que nós ficamos juntos em primeiro lugar?”, por que relacionamentos são uma porcaria. Porém, a forma com que foi escrito é muito legal, e um pouco parecido com “Chopsticks”. Min nos mostra seu relacionamento com Ed, uma parte por vez, usando lembranças deles juntos. E é isso que é mais legal: porque as vezes um elástico pode ser mais que um elástico, e todos entendemos isso. Não deixa de ser irritante, mas estou apenas falando
E finalmente, meu favorito: “Guitar Notes” por Mary Amato. Essa é a história de dois opostos dividindo a guitarra da escola e a sala de ensaio, em dias alternados, odiando um ao outro (e eventualmente chegando a conhecer um ao outro) a partir de bilhetes que deixam nas cordas da guitarra. A história é em sua maioria bem leve, fazendo com que a história de Lyla e Tripp seja bem gostosa de ler, mas aqui que fica divertido: Tem um livro de canções no fim do livro! Todas as canções inventadas no livro VOCÊ pode aprender a tocar. E eu adoro que podemos fazer parte da história por despertar nosso rock star interior. Eu adorei a ideia, e sinto que esses livros são legais porque nos dão algo que podemos tocar mesmo depois de terminarmos o livro e colocá-lo na prateleira.
É esse o futuro de livros para adolescentes? Eu não sei. Mas é bem bacana!
Então, é isso. Vamos todos mostrar ao John Green nosso amor por que “A Culpa é das Estrelas” nos fez “rir até mijar”, e então chorar em nosso travesseiro. Mas também vamos aplaudir os autores que estão apenas esperando uma nova forma de interagir com seus leitores e mostra-los a s histórias que eles escrevem. E vamos esperar para que isso só melhore em 2013!

0 comentários on " Kiera Cass fala à MTV sobre seus livros favoritos de 2012 "

Postar um comentário